Noel Rosa
Noel de Medeiros Rosa
11/12/1910 Rio de Janeiro, RJ
4/5/1937 Rio de Janeiro, RJ
Biografia
Compositor. Cantor. Violonista.
Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, tornando-se anos mais tarde conhecido como o "Poeta da Vila". Morou durante seus vinte e seis anos e meio de vida na mesma casa na rua Teodoro da Silva, que tempos depois seria demolida para a construção de um prédio residencial que leva seu nome. Filho de Manuel Medeiros Rosa, que (...)
Dados Artísticos
Quando tinha apenas 13 anos, começou a tocar bandolim de ouvido e violão, que aprendeu com o pai, seu primo Adílio e os amigos Romualdo Miranda, Vicente Sabonete e Cobrinha. Já dominando o instrumento, fazia serenatas com o irmão no bairro de Vila Isabel em 1925. Nesse mesmo ano, conheceu o compositor Sinhô, de quem tornou-se grande admirador. Sem deixar de (...)
[Saiba Mais]Obras
- A Genoveva não sabe o que diz
- A melhor do planeta (c/Almirante)
- A razão dá-se a quem tem (c/Ismael Silva e Francisco Alves)
- A-B-Surdo (c/Lamartine Babo)
- A-E-I-O-U (c/Lamartine Babo)
- Adeus (c/Francisco Alves e Ismael Silva)
Discografia
- (1994) Noel Rosa e Aracy de Almeida • Continental • CD
- (1987) Uma rosa para Noel - 50 anos depois • Continental • LP
- (1971) Nelson interpreta Noel • RCA Camden • LP
- (1967) Noel Rosa • RCA Camden • LP
- (1965) Noel Rosa • LP
- (1936) De babado/Cem mil réis • Odeon • 78
Bibliografia Crítica
- ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB - A História de nossa música popular de sua origem até hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
- ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
- AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
- CABRAL, Sérgio. No tempo de Ary Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1993.
- CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário biográfico da música popular. Rio de Janeiro; Edição do autor, 1965.
- EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982.
Crítica
Noel Rosa pode não ter sido o melhor compositor da chamada Época de Ouro da música popular brasileira (1930-1945), mas foi, decerto, o mais importante. De uma importância que pode ser resumida em duas palavras: transformação e integração. Como uma e outra, por si só, não dizem muito, é preciso explicá-las. A transformação (...)